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http://hdl.handle.net/11422/16357
Type: | Trabalho de conclusão de especialização |
Title: | Trilhando os caminhos da humanização da assistência: uma revisão da literatura sobre educação em saúde em unidades de terapia intensiva neonatal |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Ana Paulda da |
Advisor: | Christoffel, Marialda Moreira |
Co-advisor: | Querido, Danielle Lemos |
Abstract: | Os avanços técnico-científicos somados às ações desenvolvidas na área da perinatologia tem garantido uma maior chance de vida a bebês antes considerados inviáveis para a ciência. Porém, juntamente a esse avanço tecnológico fica a interrogação de como os profissionais atuantes em Unidades de terapia Intensiva Neonatal (UTINs) vem sendo atualizados e preparados frente a esse avanço e como os pais e familiares do bebê de alto risco são preparados para permanecerem nessas UTINs com seus filhos de forma menos traumatizante possível, promovendo a humanização da assistência ao RN de alto risco. Para que essa interrogação seja respondida, tivemos como definição do objeto desse estudo: A produção cientifica brasileira sobre as intervenções educativas desenvolvidas nas UTINs. E tem como objetivos: Verificar a produção científica brasileira sobre programas de intervenção educativa e/ou atividades educativas realizados nas UTINs; Descrever as metodologias utilizadas nos programas de intervenção educativa e/ou atividades educativas realizados nas UTINs; Analisar as mudanças ocorridas na unidade após a realização dos programas de intervenção educativa e/ou atividades educativas. Trata-se de uma revisão de literatura de caráter descritivo e exploratório. Foram pesquisados na base de dados BVS, publicações brasileiras referentes aos programas de intervenção educativa e/ou atividades educativas nas UTINs.Como resultado final foram encontrados 15 artigos referentes ao tema, dos quais apenas 2 falavam especificamente em intervenções educativas desenvolvidas em UTINs. Desta forma verificou-se com essa pesquisa que a produção referente ao assunto ainda é insipiente, o que sugere a pratica educativa sendo pouco desenvolvida nas UTINs. Foi possível também identificar formar inovadoras de educação em saúde, como a educação à distância que visa ampliar o público que está interessado em receber essas intervenções. A pesquisa recomenda a implantação de intervenções educativas no ambiente da terapia intensiva neonatal como forma de capacitação dos profissionais e de orientação aos pais. Essas intervenções devem estar sempre pautadas em metodologias problematizadoras e devem partir de problemas enfrentados na realidade dos sujeitos. |
Abstract: | The technical-scientific advances added to the actions developed in the area of perinatology have guaranteed a greater chance of life for babies previously considered unfeasible for science. However, along with this technological advance is the question of how professionals working in Neonatal Intensive Care Units (NICUs) have been updated and prepared in the face of this advance and how parents and family members of high-risk babies are prepared to remain in these NICUs with their children in the least traumatizing way possible, promoting the humanization of care for high-risk NBs. In order for this question to be answered, we had as a definition of the object of this study: The Brazilian scientific production on educational interventions developed in NICUs. And its objectives are: To verify the Brazilian scientific production on educational intervention programs and/or educational activities carried out in NICUs; Describe the methodologies used in educational intervention programs and/or educational activities carried out in NICUs; To analyze the changes that occurred in the unit after carrying out the educational intervention programs and/or educational activities. This is a descriptive and exploratory literature review. Brazilian publications referring to educational intervention programs and/or educational activities in NICUs were searched in the VHL database. As a final result, 15 articles were found on the subject, of which only 2 spoke specifically about educational interventions developed in NICUs. In this way, it was verified with this research that the production on the subject is still incipient, which suggests the educational practice being poorly developed in the NICUs. It was also possible to identify innovative training in health education, such as distance education, which aims to expand the public that is interested in receiving these interventions. The research recommends the implementation of educational interventions in the neonatal intensive care environment as a way of training professionals and providing guidance to parents. These interventions must always be guided by problematizing methodologies and must start from problems faced in the reality of the subjects. |
Keywords: | Educação em saúde Unidades de terapia intensiva neonatal Health education Intensive care units, neonatal |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL |
Program: | Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal |
Production unit: | Maternidade Escola |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2014 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Ana Paula da. Trilhando os caminhos da humanização da assistência: uma revisão da literatura sobre educação em saúde em unidades de terapia intensiva neonatal. 2014. 33 f. Monografia (Especialização) – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Appears in Collections: | Saúde Perinatal |
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