Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1637
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Por um serviço de comunicação social: uma prática duplamente comunitária entre educação e comunicação
Autor(es)/Inventor(es): Esteves, Phellipe Marcel da Silva
Orientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: Raramente se entende política pública de comunicação como o conjunto de decisões governamentais relacionadas às práticas de comunicação social que possam levar a cabo um serviço, de fato, ao cidadão. Sobre os investimentos estatais em comunicação, algo ainda mais sério acontece: eles se dão basicamente no sentido da propaganda institucional do ente federado, como se esta fosse a única alternativa midiática para gasto público. Este trabalho procura aprimorar um viés da política pública de comunicação voltada ao serviço público no seu sentido estrito, objetivando a promoção da cidadania, da democracia e da justiça social. Para tal, buscouse uma área na qual a Comunicação Social pudesse ser acolhida e em que colaborasse diretamente. Por ser, também, uma instância de mediação social e por similaridades a serem tratadas no trabalho, a educação pública foi escolhida, e um segmento de seus usuários, segmentado: pré-adolescentes. É exatamente essa a fase, segundo a psicanálise, em que as crianças silenciam sua criatividade por conta da entrada no mundo adulto. Por meio do incentivo à voz desse grupo e através de estratégias comunitárias inseridas nas escolas, é possível que duas transformações possam se dar: a maior aceitação do conteúdo formal dos colégios e o nãosilenciamento — posterior estagnação — da inventividade dos pré-adolescentes.
Palavras-chave: Comunicação social
Política pública
Comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Jul-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ESTEVES, Phellipe Marcel da Silva. Por um serviço público de comunicação social: uma prática duplamente comunitária entre educação e comunicação. 2007. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1637
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMSEsteves.pdf949,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.