Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16375
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Uma breve apresentação do Programa Nacional de Alimentação Escolar na conjuntura pandêmica |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Lucas Santos |
Advisor: | Silva, Renata Bastos da |
Abstract: | O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é apresentar como se desenvolveu o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no contexto da pandemia do novo coronavírus. A motivação para o estudo surgiu devido a este momento de crise, no qual a pandemia se espalhou pelo mundo trazendo incontestáveis consequências tanto econômicas quanto sociais. No Brasil, diversos problemas ficaram escancarados; dentre eles, a distribuição de alimentos nas redes públicas de ensino, uma vez que se encontravam fechadas devido às medidas de prevenção à doença. Por meio de uma revisão bibliográfica e documental, são descortinados, neste breve artigo, a evolução histórica do PNAE e sua situação atual, assim é apresentada a legislação pertinente a esta política pública. Por fim, são contempladas também em nossas análises as legislações e as resoluções do MEC sobre a distribuição da merenda escolar, em especial, a Lei 13.987 de 7 de abril de 2020 e a Resolução Nº 2, de 9 de abril de 2020. |
Keywords: | Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil) COVID-19 Alimentação Rio de Janeiro (RJ) |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ADMINISTRACAO MUNICIPAL E URBANA |
Production unit: | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 7-Feb-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSSilva - TCC.pdf | 395.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.