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dc.contributor.advisorSousa, Paulo César Castro de-
dc.contributor.authorMartins, Laíz Rodrigues dos Santos-
dc.date.accessioned2022-03-13T02:26:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:56Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationMARTINS, Laíz Rodrigues dos Santos. Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16429-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampanhas eleitoraispt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPropaganda políticapt_BR
dc.subjectPresidentes - Brasil - Eleições, 2018pt_BR
dc.titleEleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Serpa, Marcelo Helvecio Navarro-
dc.contributor.referee2Santini, Rose Marie-
dc.description.resumoAs estratégias de comunicação e marketing das campanhas eleitorais têm passado por transformações significativas em diversos países do mundo ao longo das últimas duas décadas, em especial com a explosão da Internet e a popularização dos sites de redes sociais, refletindo o cenário que caracteriza a emergência do fenômeno da "sociedade em rede", termo utilizado por Manuel Castells. A partir da perspectiva da Análise de Redes Sociais (ARS), este trabalho busca investigar a repercussão das campanhas eleitorais nos meios digitais dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL) e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Para isso, serão analisadas as interações sociais formadas em torno das páginas oficiais de cada candidato no Facebook e de duas hashtags de apoio às suas candidaturas no Twitter. Assim, pretende-se avaliar, por meio das métricas da ARS, os diferentes aspectos das redes constituídas ao redor de cada candidato, e de que formas se articulam os seus respectivos grupos de apoiadores e críticos. Por fim, serão discutidas as contribuições que a ARS pode trazer para o estudo dos sites de redes sociais no que tange à participação política de seus usuários e à sua utilização pelas campanhas eleitorais na contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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