Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16577
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: @realDonaldTrump: o papel do Twitter de Donald Trump e das mídias sociais nas eleições estadunidenses de 2016
Author(s)/Inventor(s): Alves, Ana Rosa de Carvalho
Advisor: Soares, Raquel Paiva de Araújo
Abstract: Este trabalho analisa qual foi o papel das mídias sociais, em especial da conta de Twitter de Donald Trump, durante a corrida eleitoral estadunidense de 2016. A pesquisa conta com uma descrição histórica do surgimento da internet e de seu potencial comunicativo e com uma análise das redes sociais mais relevantes atualmente. Em seguida, a comunicação política estadunidense é avaliada em comparação com as tecnologias midiáticas emergentes ao longo dos anos, para então adentrar nas relações entre a internet, o Twitter, e o pleito de 2016. O projeto inclui também uma reflexão sobre a utilização da minagem e da análise de dados pelas campanhas políticas modernas e suas possíveis consequências, mesmo que ainda incertas, para o cenário eleitoral.
Keywords: Trump, Donald, 1946-
Twitter (Rede social on-line)
Presidentes – Estados Unidos - Eleições, 2016
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALVES, Ana Rosa de Carvalho. @realDonaldTrump: o papel do Twitter de Donald Trump e das mídias sociais nas eleições estadunidenses de 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AAlves.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.