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dc.contributor.advisorPaiva, Raquel-
dc.contributor.authorPacheco, Gabriela de Resende Nóra-
dc.date.accessioned2017-03-24T15:28:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:53Z-
dc.date.issued2016-06-29-
dc.identifier.citationPACHECO, Gabriela de Resende Nóra. Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário. 2007. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1659-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJornalismo impressopt_BR
dc.subjectMídia impressapt_BR
dc.titleSegmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1075305856036847pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral, Muniz Sodre de Araujo,-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048383145015647pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Dênis Roberto Villas Boas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1073511483457401pt_BR
dc.description.resumoObserva como o jornalismo impresso faz uso da classificação, da fragmentação e da descontextualização da realidade, em sua prática cotidiana de transformar fatos em notícias. A análise da mídia impressa evidencia que a especialização temática, seguida da fragmentação do noticiário, é uma tendência mundial que tem se acentuado nas últimas décadas. A história demonstra que o processo de segmentação foi amplamente incorporado à imprensa brasileira no final do século XX, com a consolidação do modelo de editorias e a valorização do marketing jornalístico, nos anos 1980-90. Partindo da descrição dos jornais O Globo e Folha de São Paulo, procura-se verificar como o modelo de editorias atua na representação do real. O estudo do processo de segmentação dos jornais adquire importância diante da atual crise desses veículos, agravada pela consolidação da Internet como espaço de busca e roca de informações. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, torna-se, pois, indispensável refletir sobre novas possibilidades de estruturação do noticiário na mídia impressa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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