Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16647
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Veiculação de informações sobre a utilização de máscara e higienização das mãos no Twitter: implicações para a gestão do conhecimento
Author(s)/Inventor(s): Fagundes, Lorrainy Caroline Oliveira
Advisor: Silva, Ítalo Rodolfo
Abstract: Com a suspeita de transmissão de doenças na Idade Média e a atuação de grandes pesquisadores, consolidou-se o campo da infectologia. O avanço da sociedade e interação com meio trouxe a necessidade de criar métodos de barreiras que permitisse que o homem viva nesse. Considerando a necessidade da disseminação de informações que permitam a construção de conhecimento, as mídias sociais podem ser contextos estratégicos para ampla divulgação de informações acerca das medidas de proteção, aqui, especificamente sinalizadas pela utilização correta de máscaras e higienização das mãos. Essa pesquisa busca identificar o panorama do que tem sido divulgado no Twitter acerca de higienização das mãos e utilização de máscaras. Tem como método pesquisa qualitativa, exploratória, de base documental. Os resultados demonstraram que a maior parte das publicações vinculadas a temática não traziam um conhecimento que leva-se a adoção daquela medida. Nesse ínterim, o campo das mídias socais precisa ser ocupado por profissionais da saúde e instituições de ensino que irão contribuir na veiculação de informações coerentes e que refletirão na saúde.
Keywords: COVID-19
Lavagem de mãos
Aspectos sociais
Redes sociais
Twitter
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: FAGUNDES, Lorrainy Caroline Oliveira. Veiculação de informações sobre a utilização de máscara e higienização das mãos no Twitter: implicações para a gestão do conhecimento. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCOFagundes.pdf521.2 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.