Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPenna-Firme, André Bessadas-
dc.contributor.authorPereira, Julio Cesar Portella-
dc.date.accessioned2022-04-08T22:40:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:26Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationPEREIRA, Julio Cesar Portella. Avaliação: uma busca pela construção do conhecimento no ensino de física. 79 f. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16682-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação: uma busca pela construção do conhecimento no ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9538559639535731pt_BR
dc.contributor.referee1Luna, Hugo Milward Riani de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6867654474117994pt_BR
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o processo de avaliação no ensino de Física de uma Instituição de Ensino Básico, denominada Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), da cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de se construir o conhecimento desta importante área da Ciência e pontuar a aludida avaliação no processo ensino-aprendizagem. O escopo deste trabalho foi a integração de uma pesquisa bibliográfica com uma pesquisa de campo, tipo quantitativo-descritivo, com estudos de descrição da população de alunos avaliados. Do universo dos instrumentos de avaliação, como testes, provas e avaliações do CBNB para as turmas do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio que foram realizadas nos três primeiros trimestres do ano de 2020 foi efetuada a coleta do espaço amostral de questões em que os alunos não obtiveram acertos durante o aludido processo de avaliação, sendo elencados os conteúdos programáticos que foram trabalhados por avaliação no citado ano letivo e traçado um perfil do padrão de desempenho desses alunos por turma com os respectivos resultados através de índices percentuais de insucesso. Por outra vertente, foram mostradas algumas atividades experimentais e lúdicas no ensino de Física que facilitaram significativamente a aprendizagem do aluno bem como as avaliações propostas pelos professores de forma contínua durante todo o ano letivo de 2020. O problema estudado foi verificar a possibilidade concreta que os professores têm em buscar a construção do conhecimento no ensino de Física através de tentativas de se procurar trabalhar com os alunos em grupos para que adquiram uma aprendizagem significativa através do desenvolvimento de atividades experimentais e lúdicas integradas às teóricas, e que esses professores tenham a segurança de aplicar, integral e continuamente, a avaliação significativa ao longo das vidas acadêmicas desses alunos. Há uma relação direta entre a aprendizagem significativa e avaliação significativa e desempenho acadêmico, considerando-se que a facilitação da aprendizagem significativa depende muito mais de uma nova postura docente e de uma nova diretriz escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCPPereira.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.