Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16709
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ensino de língua inglesa para crianças (LIC) na SME-RJ: reflexões sobre as orientações curriculares locais e nacionais
Author(s)/Inventor(s): Freitas, Nathália Alcáçova Pimentel de
Advisor: Menezes, Danielle de Almeida
Abstract: Apesar de não obrigatória, conforme a legislação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017; BRASIL, 2017), a inserção do ensino de língua inglesa para as séries iniciais em algumas redes municipais tem se consolidado nos últimos anos (MEGALE, 2019; TONELLI, FERREIRA, BELO-CORDEIRO, 2017). Na cidade do Rio de Janeiro, o ensino do idioma para os anos iniciais do ensino fundamental foi instaurado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Esta monografia tem como objetivo analisar as recentes orientações para o ensino de inglês nas séries iniciais do ensino fundamental do Currículo Carioca (SME-RJ, 2020) em comparação com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017). Para isso, os documentos foram submetidos à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), de modo a conhecer os pontos de convergência e divergência entre eles. Como a BNCC apresenta orientações para o ensino de inglês a partir do 2o segmento do ensino fundamental, foi realizada também a análise do capítulo de Língua Portuguesa direcionado para as séries iniciais do ensino fundamental. Os resultados iniciais indicam que há um alinhamento teórico entre os documentos analisados. Todavia, o Currículo Carioca (2020), no que diz respeito aos objetos de aprendizagem a serem desenvolvidos pelos docentes, mostram-se incompatíveis com os fundamentos que lhe dão suporte, o que revela uma inconsistência teórico-metodológica do documento. Os resultados iniciais mostram também que os objetos de aprendizagem não são apresentados segundo uma progressão clara, já que os mesmos conteúdos se repetem em séries diferentes. Os achados indicam a relevância de continuidade do estudo, abrindo caminho para possíveis investigações sobre a relação entre o currículo e os Cadernos Pedagógicos desenvolvidos pela SME e distribuídos aos alunos, dentre outras possibilidades.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Língua inglesa
Ensino fundamental
Rio de Janeiro
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAPFreitas.pdf392.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.