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http://hdl.handle.net/11422/16711
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Passado, presente e futuro da infraestrutura escolar como tema de interesse na realidade jurídico-acadêmica do Rio de Janeiro e do Brasil |
Author(s)/Inventor(s): | Sousa, Matheus Rosário |
Advisor: | Silva, Sergio Luiz Baptista da |
Abstract: | Este trabalho parte das noções de Capital Cultural e Capital Social de Bourdieu para analisar e discutir as informações encontradas sobre o tema “Infraestrutura escolar” dentro das produções acadêmicas dos últimos 40 anos e dos textos jurídicos federais e regionais do Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa conduzida durante o ano de 2021 em algumas das principais bases de dados de dissertações nacionais e internacionais, são comparados os estados atuais do tema nos dois âmbitos a fim de compreender se, e como, a academia influencia o desenvolvimento jurídico ou vice-versa, e o que desses achados se encontram realmente em prática na realidade brasileira. Ao fim, é possível concluir que a relação entre esses dois âmbitos é de natureza democrática, mas que a evolução do tema “Infraestrutura escolar”, enquanto positiva na academia com mais espaço de análise e reflexão, se mostra com um déficit histórico dentro dos textos jurídicos e decisões legais, estabelecendo uma cisão considerável entre a demanda educacional por infraestrutura e o suporte para sua reivindicação legal pelas instituições de ensino. |
Keywords: | Educação Instalações escolares Brasil Rio de Janeiro Produção acadêmica |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
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