Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16814
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação do efeito de bioativo natural em modelos in vivo de Drosophila melanogaster infectada com Candida albicans
Author(s)/Inventor(s): Sampaio, Aline da Graça
Advisor: Koga-Ito, Cristiane Yumi
Co-advisor: Araujo, Helena Maria Marcolla
Co-advisor: Gontijo, Aline Vidal Lacerda
Abstract: Leveduras do gênero de Candida são patógenos oportunistas que podem levar ao desenvolvimento de infecções desde superficiais até sistêmicas. Com o aumento do número de pacientes imunodeprimidos e debilitados, observa-se elevação na incidência de infecções por Candida e taxa de mortalidade associada. Tendo em vista a ocorrência crescente de resistência aos antifúngicos convencionais, associado ao baixo número de opções terapêuticas disponíveis, a busca por novas moléculas antifúngicas é essencial. Bioativos naturais têm sido estudados para este fim. O ácido elágico tem apresentado atividade antifúngica promissora in vitro. Assim, este estudo teve o objetivo de avaliar a atividade antifúngica do ácido elágico em modelo de Drosophila melanogaster infectada por Candida albicans. Foram utilizadas moscas fêmeas, do tipo wild type (wt) e toll mutantes, com 4 a 10 dias de idade, distribuídas aleatoriamente em quatro grupos experimentais para os dois tipos de moscas: Grupo 1- Moscas alimentadas com meio de cultura contendo ácido elágico (3,2 μg/ml ou 6,4 μg/ml ou 32 μg/ml) e inoculadas com C. albicans SC 5314; Grupo 2 – Moscas alimentadas com meio de cultura controle (sem ácido elágico) e inoculadas com C. albicans SC 5314; Grupo 3 –Moscas alimentadas com meio de cultura controle, não puncionadas e não inoculadas com suspensão fúngica; Grupo 4 -Moscas alimentadas com meio de cultura controle, submetidas ao processo sham de inoculação (somente submetidas à punção, porém sem inoculação de C. albicans). Verificou-se que houve indução de infecção por C. albicans no modelo de estudo inoculado. Conclui-se que após infecção direta por Candida albicans SC5314 em moscas wt sobreviveram menos que as moscas Toll mutantes e que a mosca wt teve um nível de infecção fúngica maior que moscas Toll mutantes. Além disso, houve efeito protetor contra a infecção fúngica nas moscas Toll mutante em todas as concentrações de ácido elágico. Nas moscas wt notou-se efeito protetor de ácido elágico na concentração de 32 μg/ml.
Keywords: Candida albicans
Drosophila melanogaster
Imunidade inata
Ácido elágico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SAMPAIO, Aline da Graça. Avaliação do efeito de bioativo natural em modelos in vivo de Drosophila melanogaster infectada com Candida albicans. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGSampaio.pdf710.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.