Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1682
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O cinema alemão contemporâneo e a questão da memória
Autor(es)/Inventor(es): Telles, Lucas Travassos
Orientador: ElHajji, Mohammed
Resumo: Desde o fim da década de 1990, o cinema alemão voltou a ganhar projeção no exterior, algo que não acontecia desde a década de 1970, quando filmes do Novo Cinema Alemão ganharam o mundo. O curioso é que esses novos filmes, além de tocarem muitas vezes em assuntos delicados da memória da Alemanha conseguiram, como seus antecessores, obter sucesso de público e de crítica. A proposta desta monografia é identificar como o cinema alemão contemporâneo aborda a questão da memória. Com esse intuito, apresentamos uma discussão bibliográfica entre autores que trabalham com a memória e traçamos um histórico do cinema alemão, procurando identificar a importância desta questão no cinema do país através do tempo e as condições que favoreceram a produção dos filmes contemporâneos. Por fim, analisamos os filmes “Adeus, Lênin!” e “A vida dos outros”, que têm como tema a vida na República Democrática Alemã, procurando identificar neles elementos presentes na discussão proposta.
Palavras-chave: Cinema
Memória
Alemanha
Filme
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TELLES, Lucas Travassos. O cinema alemão contemporâneo e a questão da memória. 2007. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1682
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LTelles.pdf373,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.