Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/169
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Big data: um estudo em gestão empresarial
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Vanessa Alves da Silva
Orientador: Sá, Maria Irene da Fonseca e
Resumo: Big Data é um novo conceito que chega para revolucionar a relação das empresas com seus consumidores. A produção de dados pela sociedade aumenta em níveis exponenciais, chegando atualmente a um zettabyte de dados produzidos diariamente, a grande maioria através de e-mails, em redes sociais - como Twitter, Facebook, Linkedin -, através do Global Positioning System (GPS) dos milhões de aparelhos celulares e da Internet das Coisas, em que as máquinas estão conectadas à Rede produzindo milhares de bytes de dados a cada segundo. Analisar, cruzar e produzir informação a partir destes dados não-estruturados, que apresentam-se em volumes exacerbados, velocidade em tempo real e em diversos formatos não é tarefa fácil, porém algumas empresas já estão se aventurando no universo do Big Data para entender melhor seus clientes. O presente trabalho explora através de múltiplos estudos de caso, como cinco diferentes empresas - New South Wales Emergency Services, na Austrália; Nielsen Holdings, nos Estados Unidos; Ramco Cements Limited, na Índia, Dunnhumby, na Inglaterra e Netflix, Inc. nos Estados Unidos - utilizaram o Big Data para revolucionar seu posicionamento de mercado. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa. A pesquisa buscou entender com que objetivos as aplicações Big Data estão sendo implementadas nas empresas e os resultados mostraram que, apesar de embrionários, as organizações estudadas já estão se beneficiando com projetos de Big Data para melhorar sua estratégia, ganhar vantagem competitiva sustentável e aprimorar seu processo decisório. No entanto, é preciso ter atenção sobre a questão da privacidade e do direito à informação, pois a tendência atual é que com o Big Data as fronteiras existentes entre os dados públicos e privados diminuam consideravelmente. As empresas que souberem dominar a eminente avalanche de dados que produzimos serão aquelas que dominarão o mercado empresarial no futuro.
Palavras-chave: Big Data
Gestão empresarial
Estratégia
Direito à informação
Processo decisório
Estudo de caso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/169
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Big data - um estudo em gestão empresarial.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.