Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1696
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A complicada relação entre assessores e jornalistas: o tenso dia a dia nos clubes de futebol do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Velasco, Leonardo Coelho de
Orientador: Barros, Sebastião Amoêdo de
Resumo: Análise da relação entre as assessorias de imprensa dos clubes de futebol do Rio e os jornalistas que trabalham diariamente na cobertura das equipes. Além de discutir as mudanças trazidas pelo surgimento dos assessores no futebol (fenômeno recente que teve início na década de 90) para o trabalho dos jornalistas esportivos, o principal objetivo desta monografia é tentar entender a tensão existente no convívio entre os profissionais que exercem as duas funções. Para isso, são utilizadas entrevistas com as duas categorias, abordando suas visões sobre o tema. Mesmo que, na maioria dos casos, o relacionamento pessoal entre os dois seja bom, profissionalmente eles se vêem, muitas vezes, como rivais ou inimigos. Para muitos jornalistas, em especial os que estão há muito tempo nesta profissão, os assessores de imprensa estão apenas dificultando, ou atrapalhando, o seu trabalho, sem se dar conta de que a função destes é responder aos interesses do clube. Por outro lado, os profissionais das assessorias se queixam de não ter o seu trabalho compreendido pelos repórteres que freqüentam os clubes de futebol. Por causa disto, reclamações, críticas e até discussões são freqüentes neste convívio.
Palavras-chave: Assessoria e imprensa
Jornalismo esportivo
Clubes de futebol
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VELASCO, Leonardo Coelho de. A complicada relação entre assessores e jornalistas: o tenso dia a dia nos clubes de futebol do Rio de Janeiro. 2007. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1696
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVELASCO.pdf369,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.