Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1697
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Jornalismo participativo: das novas formas de autoria à crise do diploma
Author(s)/Inventor(s): Konder, Camila Teixeira
Advisor: Hollanda, Heloísa Buarque de
Abstract: Estudo do impacto da internet 2.0 nas práticas jornalísticas dos dias de hoje. Estamos vivendo uma nova era, em que qualquer pessoa com um computador à mão e uma idéia na cabeça passa ao status de autor. O jornalismo participativo nasce, justamente, nesse contexto de autoria ilimitada. O conceito é simples: todo cidadão é um potencial repórter. Com o advento de sites de criação aberta e coletiva, o jornalista deixa de ser o gatekeeper da informação. A reportagem dos fatos diários passa às mãos dos cidadãos comuns. O surgimento desse novo personagem leva a dois questionamentos básicos. Como se garante a credibilidade do conteúdo veiculado, quando o autor não tem compromisso com os princípios básicos que regem a prática do jornalismo? Além disso, se todo internauta produz a sua própria informação, existiria a necessidade da participação de jornalistas formados no processo? A partir dessas duas questões, é traçado um perfil do jornalismo participativo na web 2.0, levando em conta duas manifestações do gênero: o brasileiro BrasilWiki e o sul-coreano OhmyNews.
Keywords: Jornalismo participativo
Diploma
Internet
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Dec-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: KONDER, Camila Teixeira. Jornalismo participativo: das novas formas de autoria à crise do diploma. 2007. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CKonder.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.