Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Jorge Antônio-
dc.contributor.authorUrriola, Luis Miguel Gomez-Cornejo-
dc.date.accessioned2022-05-25T17:29:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:49Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17001-
dc.description.abstractThrough the State-of-the-Art and the State-of-the-Practice of Integration of Transport and Land-Use Planning, the authors intend to verify the relative weight of these two policies had, among other historical and cultural factors, on the socio-spatial segregation of Rio de Janeiro. Housing and transport policies that occurred during the 20th century are identified, with emphasis on the second half, due to the monopolistic state intervention (top-down perspective), vis-à-vis the socio-political organization of urban agents (perspective botton-up), which could explain the socio-spatial segregation that Rio expresses today and allow forecast for the future. The analyzes are based on the research developed by GPDES/IPPUR/UFRJ’s students in workshops promoted by Mobile-LAB/UFRJ group, which adopted the Delphi technique with specialists in Rio de Janeiro’s urban planning.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectUso do solopt_BR
dc.subjectSegregação urbanapt_BR
dc.subjectTécnica Delphipt_BR
dc.titleA relação transporte-uso do solo para promoção da segregação socioespacial: o caso do Rio de Janeiro pós-1950pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3088726539164448pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9681794396676988pt_BR
dc.description.resumoOs autores visam, à luz do Estado da Arte e do Estado da Prática de Integração de Transporte e Uso do Solo, verificar o peso relativo que essas duas políticas tiveram, entre outros fatores histórico-culturais, sobre a segregação socioespacial do Rio de Janeiro. Identificam-se políticas habitacionais e de transporte ocorridas ao longo do século XX, com ênfase na segunda metade, em razão da intervenção monopolista de estado (perspectiva top-down), vis-à-vis a organização sócio-política dos agentes urbanos (perspectiva botton-up), que poderiam explicar a segregação socioespacial que o Rio expressa atualmente e permitir perspectivas para o futuro. As análises baseiam-se na pesquisa elaborada por alunos do GPDES/IPPUR/UFRJ em oficinas promovidas pelo grupo Mobile-LAB/UFRJ, com adoção da técnica Delphi com especialistas em planejamento urbano do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Política e Planejamento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMGCUrriola.pdf184.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.