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dc.contributor.advisorGaia, Deivid Valério-
dc.contributor.authorBonze, Ian Ferreira-
dc.date.accessioned2022-05-27T14:48:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17013-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória antigapt_BR
dc.subjectEstoicismopt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.titleA moral estoica no cristianismo do século I d.C.: uma análise comparada da carta de Paulo aos romanos e das cartas de Sêneca a Lucíliopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7435708597168462pt_BR
dc.description.resumoA conquista romana da Grécia, após o fim da Segunda Guerra Púnica (218-201 a.C.), possibilitou um encontro mais direto entre a cultura romana e a cultura helenística. Tal encontro, somado ao processo de integração do Mediterrâneo, garantiu o surgimento de novas possibilidades de interação no território sob o domínio romano. Diversas culturas atravessavam, via estradas ou pelo mar, de uma ponta a outra do Mediterrâneo, e, a partir do encontro com outros fenômenos culturais, poderiam existir paralelamente, realizando um processo de influência mútua de culturas. Dessa forma, cada cultura não se modificava, por processos de hibridização, crioulização, métissage etc., mas se mantinha, lado a lado, com as demais. É neste processo que o estoicismo ganha espaço no Mediterrâneo romano e se torna a principal filosofia em circulação na passagem da República para o Império Romano, chegando a se tornar a principal ferramenta de ensino a um jovem imperador, tal como a história de Sêneca como preceptor do jovem Nero. Além disso, também é neste contexto que o cristianismo surge como um novo movimento filosófico e religioso, cuja matriz na religião judaica da Palestina, não o impediu de romper as fronteiras internas e se tornar predominante nas regiões da diáspora judaica. Paulo de Tarso é o principal responsável por lançar mão da realidade integrada do Mediterrâneo romano e expandir o cristianismo para outras regiões. Nesta pesquisa, pretendemos analisar, comparativamente, dois corpora documentais da Antiguidade Romana, as Cartas de Sêneca a Lucílio e a Carta de Paulo aos Romanos, de modo a compreender a moralidade marcante do que conhecemos como cristianismo paulino. Utilizaremos como metodologia para a análise destes documentos a História Comparada, tal como desenvolvida por Marc Bloch em seu artigo Para uma história comparada das sociedades europeias. Por se tratar de uma documentação literária, utilizaremos como metodologia de leitura o aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa, desenvolvida por Dominique Mainguenau e Patrick Charaudeau.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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