Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17066
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo
Author(s)/Inventor(s): Mattos, Camila Ribeiro de
Advisor: Constant, Elaine
Abstract: Este trabalho envolve uma reflexão feita a partir do livro “Uma Professora Muito Maluquinha”, de Ziraldo; sendo esta comparada e correlacionada à realidade em sala de aula, relação professora-aluno, os estereótipos de uma “boa professora” e os modos de aprender em contextos educacionais. Discute-se ainda as técnicas de aprendizagem utilizadas em sala de aula que garantem a “adoração” profunda dessas professoras que se tornam marcantes nas vidas de tantas crianças. Como conclusão discute-se que o aprender resulta não só de uma prévia aparência, mas sim do diálogo entre o saber e o conhecer, sendo este diretamente ligado à qualidade da relação entre quem ensina e quem aprende. Argumenta-se ainda as relações presentes neste contexto, favorecendo o processo de aprendizagem, independente da etapa educacional, resultando na identificação dos pares e melhor aproveitamento.
Keywords: Ensino fundamental
Prática de ensino
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MATTOS, Camila Ribeiro de. Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMattos.pdf315.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.