Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17109
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Celebridades que empreendem: a utilidade do capital simbólico na instituição da lógica empreendedora
Author(s)/Inventor(s): Santos, Rodrigo dos Reis
Advisor: Herschmann, Micael Maiolino
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso debate como os indivíduos midiáticos são utilizados na instituição de lógicas de interesse dos poderosos da mídia, em especial no caso do empreendedorismo, que constitui uma retórica que vem sendo muito trabalhada e enaltecida midiaticamente nos tempos contemporâneos. Em um primeiro momento é feito um panorama do que já foi sedimentado cientificamente a respeito da celebridade, apresentando esse indivíduo como um desdobramento moderno que sobrepõe a representação social que os heróis clássicos tinham. Em seguida, é analisado como esses sujeitos celebrados são trabalhados conforme commodities industriais de modo a serem instrumentos de auxílio para naturalização e popularização do empreendedorismo como ideia de interesse dos dominadores do núcleo de poder que a mídia representa. Por último vêm os estudos de caso, que exemplificam três personalidades muito presentes na mídia, a gringa Rihanna e os brasileiros Anitta e Roberto Justus, que corroboram o caminho dissertativo percorrido por terem suas performances empreendedoras, artísticas e particulares celebradas na mídia como elementos fascinantes para as audiências.
Keywords: Celebridades
Empreendedorismo
Capitalismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Rodrigo dos Reis. Celebridades que empreendem: a utilidade do capital simbólico na instituição da lógica empreendedora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSantos.pdf559.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.