Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17117
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Movimento estudantil e formação de professores: os posicionamentos do movimento estudantil de pedagogia frente às diretrizes curriculares nacionais
Author(s)/Inventor(s): Santos, Tassiana Beatriz de Oliveira
Advisor: Leher, Roberto
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo identificar as posições estudantis do Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe) acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) no período de 2015 a 2020. Para isso, foram utilizados os Planos de Lutas, os documentos elaborados nos Encontros Nacionais dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe), além de outros documentos produzidos pelos estudantes que se relacionam com suas proposições apresentadas nos Planos de Lutas. Sob a teoria gramsciana de Estado e as contribuições de E.P. Thompson sobre a experiência, analisou a formulação das DCNs. Por fim, a pesquisa buscou relacionar as formulações estudantis acerca das diretrizes com a Escola Unitária em Gramsci. Pôde-se concluir que o MEPe não se eximiu de posicionamentos e ações frente às políticas públicas para a formação docente e que suas proposições, apesar de iniciais, evidenciam uma concepção marxista de educação.
Keywords: Movimento estudantil
Pedagogia
Formação de professores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Feb-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Tassiana Beatriz de Oliveira. Movimento estudantil e formação de professores: os posicionamentos do movimento estudantil de pedagogia frente às diretrizes curriculares nacionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSantos.pdf557.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.