Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17125
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014) |
Author(s)/Inventor(s): | Lima, Camila Peres |
Advisor: | Pereira, Wagner Pinheiro |
Abstract: | O presente trabalho monográfico pretende analisar o tema da representação cinematográfica hollywoodiana do movimento pelos direitos civis dos negros, a partir dos filmes que retratam as duas figuras mais influentes do período: Malcolm X e Martin Luther King Jr. Na primeira parte do trabalho será traçada uma breve exposição teórica dos usos do cinema na História e os métodos empregados nesta análise, além de uma síntese histórica do movimento por direitos civis. Nos capítulos subsequentes serão analisados em profundidade cada um dos dois filmes escolhidos. Para composição da pesquisa, serão utilizados livros, artigos, dissertações, teses, jornais, filmes e sites. Por fim, na conclusão será possível refletir sobre como o cinema se tornou um espaço de afirmação da cultura afro-americana e de resistência à opressão racial existente nos Estados Unidos, e considerar como estes filmes ressignificam o passado de acordo com as demandas do presente, num retorno às raízes do movimento que abalou a estrutura segregacionista e conferiu aos afro-americanos um novo senso de valor. |
Keywords: | Estados Unidos Movimentos sociais Direitos civis Cinema |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS |
Production unit: | Instituto de História |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CPLima.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.