Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17134
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Bianca Gonçalves dos Santos |
Advisor: | Cruz, Giseli Barreto da |
Co-advisor: | Campelo, Talita da Silva |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa monográfica que teve por objetivo geral analisar, a partir das narrativas de estudantes de Pedagogia da UFRJ, quais relações estabelecem com a extensão universitária. Como objetivos específicos buscou-se: mapear as ações de extensão oferecidas pela Faculdade de Educação da UFRJ; identificar quais os critérios que os estudantes utilizam para a escolha das ações de extensão que participam; analisar de que forma a extensão universitária tem contribuído para a formação inicial docente desses estudantes. A discussão teórica baseou-se em Tardif (2014), para discutir os saberes docentes construídos na formação; Cruz e Arosa (2014) e Cruz (2021), a respeito da formação do pedagogo; e em FORPROEX (2012); Rodrigues (2020); Rodrigues e Cruz (2021), em relação à extensão universitária. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, foi a pesquisa com narrativa, tendo em vista a importância dos relatos de experiência e das subjetividades de professores para a constituição de sua formação. Para a construção de dados foram realizadas entrevistas virtualmente (via plataforma Zoom), devido ao contexto de distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, com 07 estudantes de Pedagogia da UFRJ. Os resultados indicam que: a principal forma de acesso às ações de extensão é o SIGA, aspecto que demonstra a importância do mapeamento das atividades oferecidas pela FE/UFRJ; o critério predominante para a escolha das ações de extensão é a área de interesse, seguido de outros fatores como localização, custo de deslocamento, carga horária oferecida, entre outros; a extensão universitária tem contribuído para a formação docente no curso de Pedagogia da UFRJ, a partir das experiências que esse campo tem proporcionado como apontado pelas participantes em suas narrativas. |
Keywords: | Formação de professores Pedagogia Extensão universitária |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 30-Mar-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Bianca Gonçalves dos Santos. Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de Pedagogia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BSilva.pdf | 338.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.