Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17140
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Desafios e estratégias para a acessibilidade e inclusão no CAp UFRJ durante a pandemia COVID-19 |
Author(s)/Inventor(s): | Cavalcante, Sheila da Cruz Ribeiro |
Advisor: | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
Abstract: | A escolha da Educação Especial Inclusiva como tema central desta pesquisa possui forte relação com as experiências por mim vivenciadas. A presente pesquisa teve como objetivo investigar como a acessibilidade e a inclusão foram trabalhadas no Colégio Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ) durante o período de ensino remoto e híbrido em virtude da pandemia de Covid-19 (2020 e 2021). Para isso, o referencial teórico da pesquisa se escorou em autores que estudam a educação especial, bem como a inclusão escolar. Dentre os autores destacamos: Redig, Mascaro & Glat (2020) e outros. A investigação, de caráter qualitativo, teve como procedimento de coleta de dados duas entrevistas à equipe do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NEEI) do CAp-UFRJ. As entrevistas foram relacionadas ao período pandêmico, focando as vivências e experiências voltadas para a Educação Especial. Tais entrevistas ocorreram de forma remota, por meio de plataforma Zoom. Sob a ótica da pandemia, estudos apontam que alunos que apresentam alguma deficiência ficaram ainda mais à margem do ensino em determinadas situações, indicando a necessidade de se repensar as práticas pedagógicas existentes na Educação Especial no Brasil. É necessário pensar uma escola inclusiva com práticas educacionais humanizadoras, que contribuam efetivamente para a formação de um sujeito autônomo, independente de suas limitações e condições. A título de considerações finais, observou-se que o CAp-UFRJ tem oportunizado a experimentação de práticas pedagógicas por meio do Ensino Colaborativo, PEI – Plano Educacional Individualizado e o DUA – Desenho Universal para Aprendizagem, de forma bastante satisfatória. Considera-se que o conjunto de ações adotadas pelo colégio tem muito potencial para suprir as diversas necessidades dos sujeitos da Educação Especial. |
Keywords: | Acessibilidade Colégio de Aplicação da UFRJ Pandemias |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 18-Mar-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | CAVALCANTE, Sheila da Cruz Ribeiro. Desafios e estratégias para a acessibilidade e inclusão no CAp UFRJ durante a pandemia COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SCavalcante.pdf | 455.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.