Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17149
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A imagem do índio no ensino de história: uma análise comparativa da temática entre os livros didáticos de história no período militar e após a redemocratização |
Author(s)/Inventor(s): | Costa, Melissa Britez |
Advisor: | Maia, Andrea Casa Nova |
Abstract: | O presente estudo visa a comparar dois exemplares de livros didáticos utilizados no Ensino Médio buscando compreender o projeto de formação da identidade nacional durante a ditadura militar no Brasil e após a sua reabertura democrática, destacando o lugar do índio na narrativa oficial. A construção da identidade se dá a partir da organização dos lugares e da alteridade. À proporção em que é amplamente difundido, o livro didático desempenha papel de grande relevância na formação ideológica e cultural que ecoa não só na população escolar, através dos seus discursos e imagens tidos como fontes confiáveis, mas também na população em geral dada a escassez de debates sobre esse tema. As imagens e a linguagem utilizadas nesses manuais cumprem o papel-chave na construção da identidade nacional. |
Keywords: | Índios Representação Ditadura Educação Livro didático |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Production unit: | Instituto de História |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MBCosta.pdf | 551.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.