Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorAlmeida, Fernanda de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-06-13T20:53:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:54Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Fernanda de Oliveira. A importância da interação entre as crianças dos Encontros Interativos no processo de ensino-aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17168-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.titleA importância da interação entre as crianças dos Encontros Interativos no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cerdas, Luciene-
dc.contributor.referee2Fernández, Silvina Julia-
dc.description.resumoO Projeto Encontros Interativos destina-se a alunos da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro de uma escola selecionada, atuando com aulas para alunos com dificuldades pedagógicas de alfabetização de turmas do primeiro segmento do ensino fundamental. É um projeto de extensão, coordenado pela professora Irene Giambiagi, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo geral que orientou a elaboração desta monografia foi analisar teoricamente a importância da interação entre as crianças participantes do projeto Encontros Interativos como um meio facilitador do aprendizado a partir do olhar de uma professora em formação durante o ano de 2019. Apresento no primeiro capítulo uma breve história do projeto e as principais características acerca da escola e das turmas participantes. No segundo capítulo ressalto a importância das potenciais interações que acontecem dentro da sala de aula com relatos de experiências vividas, marcados pela interação e dialogando com teóricos que evidenciam a interação como um meio de aprendizado. No terceiro capítulo enfatizo a valorização da identidade e sua importância dentro do Projeto Encontros Interativos, por meio de relatos de ações pedagógicas das quais participei. Neste último capítulo relato ainda minha experiência vivida no projeto e as motivações cotidianas que os alunos me propiciaram, destacando sua importância para minha formação como docente. Os principais autores que nortearam a elaboração desta monografia Vygotsky, Freire e Garcia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FAlmeida.pdf991.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.