Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1717
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Profissão repórter: o jornalismo sob múltiplos olhares
Autor(es)/Inventor(es): Plum, Thayssa Roberta
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Despreparado por falhas na formação do pensamento crítico e permanentemente envolvido pela imensa quantidade de mensagens que chegam até ele através de diferentes mídias, parte considerável do grande público consome matérias jornalísticas como fatos inquestionáveis ou verdades absolutas. No entanto, não há uma realidade pronta, já construída, mas vários pontos de vista que indicam aspectos da realidade. Uma notícia é o resultado de escolhas que começam a ser feitas por profissionais que trabalham para uma empresa, cuja contextualização econômica, política e tecnológica influencia a narrativa jornalística. A pauta ainda passa pelo repórter e pela edição. Esse processo de construção da matéria jornalística é escamoteado, o que acaba criando a concepção de realidade única, quando a notícia é apenas um olhar entre muitos possíveis. Aplicando as teorias existentes sobre a multiplicidade de olhares envolvidos na produção jornalística, esse trabalho tem como proposta fazer um estudo de caso do quadro “Profissão Repórter”, do “Fantástico”, veiculado aos domingos na TV Globo. Através da metaleitura profissional, o quadro propõe mostrar diferentes ângulos do mesmo fato e os bastidores da notícia. Nossa análise pretende averiguar ainda se a formatação desenvolvida em “Profissão Repórter” proporciona ao telespectador elementos para uma percepção crítica do jornalismo.
Palavras-chave: Jornalismo
Multiplicidade de opinião
Comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PLUM, Thayssa. Profissão repórter: o jornalismo sob múltiplos olhares. 2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1717
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TPLUM.pdf604,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.