Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17175
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A importância da diferença na construção do conhecimento histórico: a convergência de raça e religiosidade brasileira dentro da sala de aula |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Gabriel Nogueira da |
Advisor: | Araujo, Cinthia |
Abstract: | O presente trabalho tem o intuito de analisar a inserção de história e cultura afro brasileiras após a promulgação da lei 10369/03 que tornou a mesma obrigatória na Base Nacional de Cunho Curricular, contextualizando em como o papel dos afrodescendentes foi retratado pela historiografia anterior a lei, pela posterior e atualmente. A pesquisa discutirá com fontes que trazem ideias polarizadoras sobre o tema e tem como objetivo questionar o local da diferença, através da observação da representação africana, no ensino básico brasileiro e em como ela pode ressignificar a construção do conhecimento histórico dos estudantes no Brasil. |
Keywords: | Religiosidade popular Cultura Relações étnicas e raciais |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Production unit: | Instituto de História |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GNSilva.pdf | 304.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.