Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17199
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação do consumo alimentar segundo o perfil calórico, de nutrientes e grau de processamento dos alimentos em gestantes acompanhadas no Núcleo de Atenção à Mulher (NUAM), em Macaé-RJ
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Yasmim Garcia
Advisor: Sperandio, Naiara
Co-advisor: Lima, Flávia Farias
Abstract: O estudo visa descrever o perfil demográfico, pré-natal e nutricional de gestantes assistidas no Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança (NUAM), em Macaé-RJ. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, de base primária, com gestantes adultas, no pré-natal. Participaram da amostra 140 gestantes, entrevistadas entre março e agosto de 2019, por um entrevistador previamente treinado, utilizando formulário estruturado. Das 140 gestantes participantes do estudo, 83,6 % tinha idade entre 18 e 34 anos e 47,1 % se autodeclarou parda. Destas gestantes entrevistadas, 42,9 % estava no terceiro trimestre gestacional (> 27 semanas); 72,7% não planejou a gravidez atual e 73% declarou ter tido gestações anteriores. 70 % destas mulheres tinha > 9 anos de estudo, 81,4 % não era beneficiária de políticas públicas, 79,1 % vive com companheiro e 50 % considera o companheiro como o chefe do domicílio. 85 % disse que em sua casa residiam de 1 - 4 pessoas e 85 % declarou que no domicílio apresentava de 1 - 2 nº de dormitórios. Além disso, pôde-se destacar que o consumo calórico das gestantes variou de 522 a 4852 kcal com uma proporção de 72% das mulheres (n=101) com ingestão de carboidratos abaixo do recomendado, 67% (n=94) delas com consumo excessivo de proteína e 57% (n=80) com o consumo de lipídeos superior ao recomendado. O açúcar de adição se mostrou em excesso em 25% (n=36) das gestantes, enquanto o consumo de fibras se mostrou inferior a 25g em 88% (n=124) delas. Em relação a distribuição de micronutrientes segundo percentil de ingestão, observou-se que o consumo de ferro, potássio, folato, vitamina A, vitamina D e vitamina E nem no percentil 90 atingiu a recomendação para consumo, sinalizando um cenário de ingestão insuficiente para maioria das gestantes. Em contrapartida, o consumo de sódio no percentil 90 foi mais que o dobro da recomendação. Em relação ao consumo alimentar segundo o grau de processamento dos alimentos (classificação NOVA), tem-se que cerca de 60,3% das calorias consumidas pelas gestantes foi proveniente alimentos in natura ou minimamente processados, 7% das calorias advinha de ingredientes culinários, 7,1% das calorias foi proveniente dos processados e 18,6% advinha dos ultraprocessados, somando cerca de um quinto das calorias consumidas. Portanto, torna-se necessário destacar a importância do acompanhamento nutricional durante o pré-natal a fim de evitar prejuízos à saúde do bebê e possíveis complicações na vida adulta decorrentes de uma alimentação baseada em alimentos com alta densidade energética, ricos em sódio e carentes em micronutrientes importantes na gestação.
Keywords: Gestantes
Saúde materno-infantil
Dieta saudável
Pregnant women
Maternal and child health
Diet, healthy
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Production unit: Instituto de Alimentação e Nutrição
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Mar-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Yasmim Garcia. Avaliação do consumo alimentar segundo o perfil calórico, de nutrientes e grau de processamento dos alimentos em gestantes acompanhadas no Núcleo de Atenção à Mulher (NUAM), em Macaé-RJ. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YGRIBEIRO.pdf903.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.