Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1722
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O radiojornalismo brasileiro: a notícia na Rádio Globo e na CBN
Autor(es)/Inventor(es): Thereso, Priscila Gurgel
Orientador: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumo: Analisa as mudanças ocorridas no radiojornalismo brasileiro até o surgimento das emissoras all news. O rádio deixa de ter o papel educativo, e a programação nas principais emissoras fica sobre o tripé notícia-esporte-serviço. O jornalismo aperfeiçoa-se, sendo construída uma linguagem apropriada para o meio. Essa linguagem é repleta de detalhes, devido às características próprias do rádio, a exemplo: imediatismo, dinamismo, baixo custo, necessidade da síntese, poder ser ouvido enquanto outra atividade é executada. A tecnologia é um dos elementos essenciais para as principais mudanças, além das transformações políticas e econômicas. O estudo de caso de programas da Rádio Globo AM e da CBN visa mostrar as principais diferenças e abordagens do radiojornalismo entre duas emissoras com perfis distintos e do mesmo grupo empresarial.
Palavras-chave: Radiojornalismo
Notícia
Linguagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: THERESO, Priscila Gurgel. O radiojornalismo brasileiro: a notícia na Rádio Globo e na CBN. 2007. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1722
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PTHERESO.pdf363,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.