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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A renda permanente explica o comportamento do consumidor brasileiro? : uma análise para o período de 1996-2013
Autor(es)/Inventor(es): Renni, Yasmin Sande
Orientador: Licha, Antonio Luis
Resumo: Analise de comportamento do consumidor brasileiro recente em relação às suas decisões de consumo e, complementarmente, qual é a importância da renda permanente para estes agentes. Para realizar esta análise, utiliza-se a metodologia proposta por Campbell e Mankiw (1989). Partindo-se da hipótese de que uma parcela (λ) dos agentes consomem de acordo com a “regra de bolso”, ou seja, sua renda corrente, utilizou-se dados macroeconômicos agregados em frequência trimestral do período de 1996 a 2013. Uma subamostra a partir de 2003 foi analisada também para fins de comparação e inferência sobre possíveis mudanças no perfil do consumidor brasileiro. Tenta-se mostrar ao final do trabalho que o perfil dos agentes mudou nos últimos dez anos, tendo a renda permanente ganhado mais importância frente a renda corrente para a tomada de decisão dos mesmos.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Teorias de consumo
Renda permanente
Teste de Campbell e Mankiw
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1726
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