Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17292
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Conversando sobre a educação inclusiva com duas professoras da educação básica
Author(s)/Inventor(s): Chamarelli, Michelle Irineu
Advisor: Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Abstract: Compreendemos que a educação inclusiva é uma pauta muito importante nos debates acerca de um ensino de qualidade igualitário, porém pouco discutido no ensino superior no curso para formação de professores. Portanto, temos como objetivo nesta pesquisa, entender o que é a educação inclusiva, como acontece nas escolas, como incluir sem excluir, as estratégias e possibilidades utilizadas pelos docentes frente à inclusão, além de entender os conceitos atribuídos à palavra inclusão em si, partindo de uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semiabertas com uma abordagem qualitativa. Dividimos em quatro capítulos: o primeiro aborda a inclusão, o papel do professor e da família frente à inclusão e alguns paradigmas da educação inclusiva; o segundo capítulo fala sobre a formação de professores voltada para a inclusão; no terceiro apresentamos a metodologia, seguida do quarto e último capítulo no qual discutimos os resultados com base nas entrevistas realizadas e, por fim, as considerações finais. Nota- se que ao longo dos anos ocorreram algumas mudanças tanto em aspectos físicos e materiais, quanto humanos nas escolas, reconhecemos que as leis nos dão subsídios em busca de uma educação de qualidade visando e respeitando a diversidade, porém ainda há muitas barreiras a serem quebradas.
Keywords: Inclusão escolar
Formação de professores
Ensino fundamental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Sep-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CHAMARELLI, Michelle Irineu. Conversando sobre a educação inclusiva com duas professoras da educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MChamarelli.pdf222.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.