Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17312
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A potência lúdica da experiência: conversas com/entre estudantes de licenciatura em pedagogia na UFRJ |
Author(s)/Inventor(s): | Araujo, Stella Maria Correia de |
Advisor: | Maia, Maria Vitória Campos Mamede |
Abstract: | Inspirada pelas tessituras das experiências na formação humana, esta é uma pesquisa que objetiva explorar a potência lúdica da experiência na educação de nível superior, entendendo o lúdico como eixo fundamental para a formação docente. Assumindo a perspectiva políticoepistemológica da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000) e da conversa como metodologia de pesquisa (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2019), foram criadas rodas de conversa voltadas aos estudantes de Licenciatura em Pedagogia da UFRJ, na intenção de partilhar e entrelaçar memórias e experiências. Com isso, entendemos experiência como: “(...) é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca” (LARROSA, 2002, p. 21). É pelas vozes de estudantes que este trabalho foi sendo traçado e bordado, em um movimento que busca por um espaço potencial (WINNICOTT, [1971], 1982) de diálogo e criatividade, sendo interligado à proposta de construção de uma comunidade pedagógica (hooks, [2013], 2017) já no Ensino Superior. Nesse sentido, o recorte do Ensino Superior – e da Licenciatura em Pedagogia na UFRJ – advém do reconhecimento desse como um espaçotempo (REIS et al, 2017) de potência. Interpretando o lúdico (WINNICOTT, [1975], 2020) como toda e qualquer forma de nos expressarmos em sociedade, entendemos que a práxis pedagógica é feita e desfeita cotidianamente, havendo o interesse de estabelecer uma conexão entre o lúdico, as experiências narradas e o sujeito que se dispõe reflexivo, expressivo e criativo, que se recria perante os diferentes caminhos que se desdobram a partir do ingresso no Ensino Superior. |
Keywords: | Pedagogia Educação lúdica Conversação |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 13-Dec-2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | ARAUJO, Stella Maria Correia de. A potência lúdica da experiência: conversas com/entre estudantes de licenciatura em Pedagogia na UFRJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SAraujo.pdf | 688.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.