Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17316
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Pedagogia de projetos na educação infantil: uma experiência no PIBID |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Tais Corrêa de |
Advisor: | Guimarães, Daniela |
Abstract: | Este trabalho é fruto da minha experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Trata-se de um relato de experiências e reflexões sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil na perspectiva da Pedagogia de Projetos. As atividades foram realizadas no Centro de Referência de Educação Infantil (CREIR) de Realengo, no Colégio Pedro II. Neste trabalho, focalizaremos a experiência com a Pedagogia de Projetos que se efetiva na escola e nas turmas onde atuei como bolsista. Foram acompanhados passo a passo dos projetos: “Enigma dos Deuses” e o projeto “Lobo”. Neles as crianças puderam vivenciar personagens de importante referência cultural, o contato com o mundo letrado, além da experiência com outras linguagens, como o desenho, a modelagem e a pintura. Destacou-se também o trabalho em equipe, a cooperação, a participação das crianças, a construção coletiva e relação com jogos de regra. |
Keywords: | Educação infantil Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Pedagogia |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 26-Oct-2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOUZA, Tais Corrêa de. Pedagogia de projetos na Educação Infantil: Uma experiência no PIBID. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSouza.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.