Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17316
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Pedagogia de projetos na educação infantil: uma experiência no PIBID
Author(s)/Inventor(s): Souza, Tais Corrêa de
Advisor: Guimarães, Daniela
Abstract: Este trabalho é fruto da minha experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Trata-se de um relato de experiências e reflexões sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil na perspectiva da Pedagogia de Projetos. As atividades foram realizadas no Centro de Referência de Educação Infantil (CREIR) de Realengo, no Colégio Pedro II. Neste trabalho, focalizaremos a experiência com a Pedagogia de Projetos que se efetiva na escola e nas turmas onde atuei como bolsista. Foram acompanhados passo a passo dos projetos: “Enigma dos Deuses” e o projeto “Lobo”. Neles as crianças puderam vivenciar personagens de importante referência cultural, o contato com o mundo letrado, além da experiência com outras linguagens, como o desenho, a modelagem e a pintura. Destacou-se também o trabalho em equipe, a cooperação, a participação das crianças, a construção coletiva e relação com jogos de regra.
Keywords: Educação infantil
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Pedagogia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Tais Corrêa de. Pedagogia de projetos na Educação Infantil: Uma experiência no PIBID. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSouza.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.