Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17328
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Paulo Freire, um mito moderno sobre a jornada do herói: uma análise da vida do educador pernambucano a partir da obra de Campbell |
Author(s)/Inventor(s): | Silveira, Sabrina Rodrigues |
Advisor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Abstract: | Com base nos estudos de Joseph Campbell e da psicologia analítica, esta pesquisa tem como metodologia a revisão bibliográfica e busca investigar simbolicamente a vida do grande educador Paulo Freire. A jornada mitológica do herói desenvolvida por Campbell é caracterizada por 3 etapas principais - a separação do mundo habitual, a iniciação no mundo desconhecido e o retorno com um elixir ao mundo cotidiano. Assim, identifica-se que a jornada do herói evidencia características arquetípicas que podem ser traçadas na vida de Paulo Freire. Ao viver esta experiência mitológica, Paulo Freire torna-se também um símbolo, e a leitura de sua vida pode trazer grandes contribuições aos atuais educadores. |
Keywords: | Freire, Paulo, 1921-1997 Educação Campbell, Joseph, 1904-1987 |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 19-Jul-2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVEIRA, Sabrina Rodrigues. Paulo Freire, um mito moderno sobre a jornada do herói: uma análise da vida do educador pernambucano a partir da obra de Campbell. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SSilveira.pdf | 387.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.