Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17332
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Relação família-escola na educação infantil em diferentes camadas sociais: uma análise das percepções das famílias por meio de revisão bibliográfica e entrevistas |
Author(s)/Inventor(s): | Casares, Mariana Fanzeres |
Advisor: | Muanis, Maria Comes |
Abstract: | A presente pesquisa objetiva realizar uma análise acerca das relações da família com a escola, em diferentes camadas sociais, com o foco na etapa da Educação Infantil. A escolarização nessa faixa etária implica em uma relação mais próxima entre escola e família, e tal relação é atravessada por desigualdades sociais, pois famílias de diferentes camadas sociais possuem diferentes percepções acerca da escola e escolarização dos filhos. A partir da pergunta orientadora "Como é percebida a relação da família com a escola e com a escolarização de seus filhos, na Educação Infantil, em diferentes camadas sociais? ” foi traçada uma metodologia que consiste no diálogo entre a pesquisa bibliográfica sobre o tema em três plataformas – Educ@, Portal de Periódicos da CAPES e Portal de Teses e Dissertações da CAPES – e entrevistas realizadas com 14 responsáveis de camada popular e 8 de camada alta que possuíam filhos matriculados na pré-escola em instituições localizadas no Rio de Janeiro. Os resultados apontaram que as motivações iniciais dos responsáveis de camada popular para a matrícula nos estabelecimentos de Educação Infantil, se pautam na necessidade de um local para deixar os filhos enquanto trabalham, mas atribuem outras funções à escolarização para além da guarda e proteção. Também foi possível perceber que responsáveis de ambas as camadas valorizam a escola e agem da sua própria maneira com o objetivo de auxiliar os filhos em seu processo de escolarização. |
Keywords: | Educação infantil Família Desigualdades sociais |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 9-Jul-2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | CASARES, Mariana Fanzeres. Relação família-escola na educação infantil em diferentes camadas sociais: uma análise das percepções das famílias por meio de revisão bibliográfica e entrevistas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MCasares.pdf | 425.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.