Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17356
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Mediação pedagógica de aluno com transtorno do espectro autista: desafios na inclusão |
Author(s)/Inventor(s): | Fontoura, Joana Newlands |
Advisor: | Kelman, Celeste Azulay |
Abstract: | A proposta deste trabalho monográfico é analisar as políticas públicas relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva e como esta inclusão ocorre no cotidiano escolar.Com o foco no aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em especialno aluno que faço mediação desde 2014, será aqui sinalizado o grande desafio da inclusão escolar. Para a elaboração deste trabalho foi necessário efetuar um levantamento e estudo da legislação que garante Atendimento Educacional Especializado a alunos com TEA e realizar observações em campo em uma escola particular do Rio de Janeiro onde o aluno mediado estuda. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desse aluno no contexto da classe comum, ondea maioria dos estudantes não apresenta tais necessidades, e como a mediação pedagógicase situa dentro do campo da inclusão escolar. A partir da busca pelo entendimento do que é mediar na escola,articulo com o pensamento de autores que discutem questões relacionadas à temática da inclusão escolar no Rio de Janeiro. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a não existência de um território comum, principalmente porque escola/professores investigados não estão preparados para atendera esse estudante. |
Keywords: | Educação especial Educação inclusiva Transtornos do espectro autista |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 1-Dec-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | FONTOURA, Joana Newlands. Mediação pedagógica de aluno com transtorno do espectro autista: desafios na inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JFontoura.pdf | 448.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.