Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1737
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comunicação e inclusão: uma proposta para a ONG Urece Esporte e Cultura para cegos
Autor(es)/Inventor(es): Miranda, Thais de Castro
Orientador: Lissovsky, Mauricio
Resumo: A pesquisa Retratos da Deficiência no Brasil, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, revela um alarmante panorama de exclusão das pessoas portadoras de deficiência no país. Neste contexto, surgem iniciativas de organizações sem fins lucrativos que buscam preencher as lacunas deixadas pelas diversas esferas governamentais. Este trabalho se propõe a estudar o caso da Urece Esporte e Cultura para Cegos, uma ONG criada por atletas com deficiência visual. Aqui, as atividades esportivas e artísticas desenvolvidas pela associação serão tratadas como poderosas ferramentas de inclusão social e busca pela cidadania, mas, sobretudo, como um meio de o deficiente ser reconhecido e valorizado pelo seu trabalho. O objetivo deste estudo é refletir sobre a importância da comunicação na construção de uma sociedade inclusiva, sugerindo estratégias a serem empregada no diálogo da ONG com a sociedade civil, com a mídia e com empresas patrocinadoras. Para tal, o trabalho monográfico vem acompanhado do vídeo institucional “Porque não enxergamos obstáculos”. A peça foi desenvolvida com a finalidade de realizar na prática uma proposta de comunicação que demonstre a importância de fazer circular informações responsáveis para romper com os paradigmas excludentes que envolvem a pessoa com deficiência. Dessa forma, a comunicação é entendida como um instrumento de luta contra o preconceito, a estigmatização, a desinformação, o assistencialismo e a discriminação que ainda permeiam as relações entre o deficiente e a sociedade.
Palavras-chave: Inclusão social
Comunicação
Esporte
Cultura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MIRANDA, Thais Castro. Comunicação e Inclusão: uma proposta para a ONG Urece Esporte e Cultura para Cegos. 2007. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1737
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMiranda.pdf417,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.