Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1738
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Psicologia para as massas: a construção da linguagem do sofrimento nas notícias sobre depressão
Autor(es)/Inventor(es): Pombo, Mariana Ferreira
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Análise de como a depressão aparece na mídia e, mais especificamente, de que forma a descrição do sofrimento e das formas de identificá-lo e tratá-lo presente nas notícias contribui para a produção de uma nova subjetividade contemporânea. A hipótese é a de que a mídia hoje, através da divulgação de uma gramática da vida interior, ensina aos indivíduos o que é sofrer e os alerta para a possibilidade de o seu sofrimento experimentado no dia-a-dia ser uma doença passível de tratamento. Dessa forma, ao criar uma psicologia para as massas, a mídia interfere no modo como os leitores se pensam, descrevem seus sofrimentos psíquicos, lidam com eles e imaginam meios de evitá-los e curá-los. Defende-se ainda, por um lado, a idéia de que o surgimento da depressão e sua configuração como doença psíquica mais comum no mundo, a partir da década de 70, estão ligados à passagem da sociedade do conflito à da responsabilidade. Acompanhando essa mudança histórica e atrelada a ela, a mídia modifica o seu papel: a psicologia das massas substitui uma narrativa anterior que somente indicava aos leitores do que eles sofriam e o que deveriam fazer para se curarem, sem estimulá-los a pensar sobre si. Por outro lado, ao ensinar os sintomas da depressão, a mídia contribui para que mais pessoas se reconheçam deprimidas, o que permite supor que parte do aumento do número de deprimidos equivale, na verdade, ao aumento do número de indivíduos que se consideram deprimidos. Para exemplificar as hipóteses teóricas, o trabalho apresenta a análise de notícias sobre depressão publicadas no jornal Folha de S. Paulo no período de janeiro a outubro de 2007.
Palavras-chave: Depressão
Cultura de massa
Sofrimento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: POMBO, Mariana Ferreira. Psicologia para as massas: a construção da linguagem do sofrimento nas notícias sobre depressão. 2007. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1738
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPombo.pdf397,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.