Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1739
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Orkut como fonte de informação para jornalistas: apuração na era da internet
Autor(es)/Inventor(es): Guerreiro, Isabella Mendonça
Orientador: Tucherman, Ieda
Resumo: Analisa como os jornais utilizam o site de relacionamentos Orkut como fonte de informação a partir de um estudo de reportagens do Jornal O Globo sobre um acidente de carro que vitimou cinco jovens, no Rio de Janeiro, em setembro de 2006. Os profissionais consultam o site como apoio na apuração e na busca e construção de pautas e personagens, passando pela procura por tendências de comportamento. A monografia apresenta também a repercussão gerada pela notícia do acidente no Orkut e como a discussão que acontecia no site acabou por fornecer mais temas para a continuação de reportagens sobre questões relacionadas às causas da morte dos cinco jovens. O estudo ainda mostra um jornalismo atual preocupado com o exercício da cidadania e a conscientização dos leitores a respeito dos problemas da sociedade, neste caso, a combinação alcoolismo e direção. Por último, o trabalho aborda a relação ambígua entre o jornalismo e o Orkut. Os jornais alternam entre dar crédito ao site – utilizando informações nele veiculadas – e apontá-lo como um ambiente que abriga ilegalidades e conteúdos, por vezes, falsos.
Palavras-chave: Redes sociais
Orkut
Fonte de informação jornalística
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUERREIRO, Isabella Mendonça. Orkut como fonte de informação para jornalistas: apuração na era da internet. 2007. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1739
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGUERREIRO.pdf489,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.