Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17392
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: The financial performance evaluation of the oil and gas industry through cash flow ratios in the period from 2014 to 2019
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Isaque de Oliveira
Advisor: Carvalho, Marcia da Silva
Co-advisor: Marques, Jose Augusto Veiga da Costa
Abstract: Este estudo foca especificamente nos indicadores de desempenho financeiro obtidos através da Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) sugeridos por Braga e Marques (2001), com ênfase no fluxo de caixa das atividades operacionais. A seleção das empresas foi feita com base no valor de mercado para reforçar a relevância da pesquisa. Foram analisadas as 10 principais empresas de Petróleo e Gás, de capital aberto, com ações negociadas na SEC que publicam anualmente suas demonstrações financeiras no formato 20-F ou 10-K, no período de 2014 a 2019. O estudo pretende dar continuidade à pesquisa feita anteriormente por Abrahão, Carvalho e Marques (2015) para o período de 2010 a 2013. Os dados utilizados nesta pesquisa foram obtidos por meio do banco de dados do site Evaluate Energy. A análise dos resultados dos índices calculados mostra que a amostra seguiu um padrão semelhante de crescimento e redução ao longo dos seis anos observado em quase todas as categorias analisadas, para a maioria das empresas. O único indicador destoante foi o de qualidade do resultado, que não demonstrou um padrão consistente. Percebeu-se também que 2014 e 2018 foram os anos em que o maior lucro líquido foi apurado para a maioria das empresas analisadas, o que gerou um alto valor de dividendos pagos aos acionistas e o maior fluxo de caixa dos resultados operacionais no período analisado.
Keywords: Demonstração financeira
Indicadores
Fluxo de caixa
Análise de desempenho
Indicadores de desempenho
Óleo e gás
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: eng
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Isaque de Oliveira. The financial performance evaluation of the oil and gas industry through cash flow ratios in the period from 2014 to 2019. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IORocha.pdf496.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.