Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17420
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O podcast como espaço de diálogo no jornalismo |
Author(s)/Inventor(s): | Melo, Ana Caroline de |
Advisor: | Barros, Chalini Torquato Gonçalves de |
Abstract: | Este trabalho volta o olhar para os acontecimentos políticos nos últimos seis anos do Brasil, a relação da sociedade com a informação e a necessidade da prática do jornalismo se reinventar. Também procura refletir sobre o impacto das redes sociais no atual consumo de conteúdo e informações, da manipulação de dados e o surgimento em massa das fake news. As gerações vêm tendo embates, a fria e distante comunicação feita pelos grandes veículos de comunicação parece já não funcionar ou ter a credibilidade necessária como força motriz para a produção e ponte de conhecimento para e acerca da sociedade. Dessa forma, novos formatos de comunicação estão surgindo, com discussões pautadas por indivíduos da sociedade e não mais pelas redações, de forma mais horizontal e empática. Para exemplificar esses pontos, foi escolhido o formato podcast e o programa Mamilos para análise. Foram levados em questão, principalmente, a estrutura de produção, os princípios de jornalismo aplicados em sua essência e a linguagem utilizada. |
Keywords: | Podcast Jornalismo Redes sociais |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 1-Jan-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MELO, Ana Caroline de. O podcast como espaço de diálogo no jornalismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.