Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1743
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Mariana Ribeiro
Orientador: Hollanda, Heloísa Helena Buarque de
Resumo: Análise das interseções entre as narrativas de não-ficção do Novo Jornalismo e do Cinema Documentário, a partir da comparação das características de livros-reportagens, elucidadas por Edvaldo Pereira Lima em Páginas Ampliadas, com os filmes Edifício Master e Peões, de Eduardo Coutinho, e Nelson Freire e Entreatos, de João Moreira Salles. As narrativas do Novo Jornalismo buscam unir a compreensão racional do mundo com o entendimento intuitivo, passando pela leitura sensível de pessoas, ações, cenários e contextos, unindo a razão e a lógica e integrando as esferas objetiva e subjetiva que constituem a realidade. Esse esforço no sentido de tornar a narrativa mais abrangente foi preterido pela maior parte das produções jornalísticas convencionais, sejam impressas ou audiovisuais, mas encontrou espaço no cinema, principalmente nos filmes documentários. A imersão do documentarista na realidade que pretende retratar; a presença de uma voz autoral; o estilo das entrevistas; a precisão de dados e de informações; o uso de símbolos; a digressão e a humanização são só alguns dos pontos de interseção dessas duas naturezas de narrativas de não-ficção.
Palavras-chave: Narrativa
Jornalismo
Cinema documentário
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Jun-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Mariana Ribeiro de. Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. 2008. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1743
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSOUZA.pdf520,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.