Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17457
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Quadro em branco: consumo participativo e crítico no YouTube |
Author(s)/Inventor(s): | Pereira, Gabriel De Martin Oliveira |
Advisor: | Rett, Lucimara |
Abstract: | O presente trabalho busca analisar o conteúdo produzido pelo canal “Quadro em Branco” e como ele se difere de outros produtores presentes na plataforma do YouTube. O objetivo é discutir a cultura participativa presente no site, a influência da indústria cultural através dos meios de comunicação de massa sobre a população e debater se o canal analisado é um exemplo de conteúdo contra-hegemônico. O trabalho busca diferenciar o conteúdo produzido de forma padronizada e massiva do conteúdo que incentiva o consumo crítico de informações. Para isso, foram utilizados referenciais teóricos que ajudaram na conceituação dos temas abordados, possibilitando uma análise precisa do conteúdo através do entendimento desses conceitos. Os padrões de popularidade e dos conteúdos mais pesquisados no site também foram levados em consideração para a produção deste trabalho. |
Keywords: | Youtube (Recurso eletrônico) Cultura participativa Indústria cultural |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 1-Jan-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | PEREIRA, Gabriel De Martin Oliveira. Quadro em branco: consumo participativo e crítico no YouTube. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GPereira.pdf | 325.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.