Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17472
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mercúrio retrógrado: do horóscopo à popularização dos conceitos astrológicos na comunicação
Author(s)/Inventor(s): Benedito, Luana Fernanda
Advisor: Costa, Cristiane Henriques
Abstract: O trabalho aborda a popularização dos conceitos da astrologia na comunicação a partir do crescimento das redes sociais. Por meio de uma contextualização histórica, a pesquisa apresenta como o horóscopo surgiu e se popularizou nos jornais impressos, revistas, almanaques, rádio e televisão no século XX, e como neste milênio conceitos restritos a estudiosos estão acessíveis nas ferramentas digitais. Como referencial teórico serão utilizados os autores Theodor Adorno, Roland Barthes e Edgar Morin que escreveram obras sobre a temática dos astros. Para os aspectos comunicacionais serão usados os teóricos Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Manuel Castells.
Keywords: Astrologia
Horóscopo
Comunicação
Redes sociais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BENEDITO, Luana Fernanda. Mercúrio retrógrado: do horóscopo à popularização dos conceitos astrológicos na comunicação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBenedito.pdf695.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.