Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17520
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dc.contributor.advisorTavares, Bernardo Mattos-
dc.contributor.authorHerdi, Gislaine Soares Machado-
dc.date.accessioned2022-07-05T21:10:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:03Z-
dc.date.issued2017-03-16-
dc.identifier.citationHERDI, Gislaine Soares Machado. Desenvolvimento de uma metodologia de avaliação continuada para o ensino de física. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17520-
dc.description.abstractEvaluating the student in their educational practice does not simply mean quantifying the degree of knowledge they have acquired, but rather monitoring their development, interfering, when necessary, to assist them in building their knowledge so that their learning is meaningful. Based on this principle, we developed the proposal of a book-game adventure in digital format as an instrument through which the learner is evaluated as he builds his knowledge. In order to allow the student describe his reasoning to solve the question-problems, and to identify the track carried out in the game, generating data to be analysed by the teacher, we built a kind of logbook in google forms plataform and coupled it on the book-game plataform. It is a tool that quantifies the data, generating graphs and charts that help the data analysis. This proposal was not intended to quantify knowledge, but to identify the stumbling points of the student so that the teacher (researcher) could help him to finish the studies of concepts and then build his meaningful learning. The diagnosis based on the case study leads us to conclude that the proposal was well accepted by the participating students, thus enhancing the teaching-learning process. The results obtained were satisfactory.en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectCinemática da partículapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning Evaluationen
dc.subjectParticle kinematicsen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.titleDesenvolvimento de uma metodologia de avaliação continuada para o ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a continuous evaluation methodology for physics teachingen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8031396119251201pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4985329822279907pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Belmonte, Valéria Nunes-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5381483815152916pt_BR
dc.contributor.referee1Barroso, Marta Feijó-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8979560510386706pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Antônio Candido de Camargo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632291623774867pt_BR
dc.description.resumoAvaliar o aluno na sua prática educacional não significa simplesmente quantificar o grau de conhecimento que ele adquiriu, mas, sim, acompanhar o seu desenvolvimento, interferindo, quando necessário, para auxiliá-lo na construção do seu saber para que a sua aprendizagem seja significativa. Partindo desse princípio, desenvolvemos a proposta de um livro-jogo aventura em formato digital como um instrumento através do qual o educando é avaliado à medida que constrói o seu conhecimento. Para que o aluno pudesse descrever o raciocínio desenvolvido nas questões-problema e identificasse o percurso realizado na aventura do jogo, gerando um dado de análise para o professor, construímos e acoplamos na plataforma do livro-jogo um diário de bordo, o qual foi desenvolvido através da Google forms, visto ser uma ferramenta que faz quantificação dos dados formando gráficos que auxiliam a análise dos dados. Esta proposta não teve como objetivo quantificar o conhecimento, mas, sim, identificar os pontos de tropeço do educando para que o pesquisador pudesse auxiliá-lo a retomar os estudos dos conceitos e, assim, construir a sua aprendizagem significativa. O diagnóstico montado a partir do estudo de casos nos faz concluir que a proposta foi bem aceita pelos alunos participantes, potencializando assim o processo ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos foram satisfatórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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