Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17716
Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: O ensino do desenho e suas não visualidades: desafios e avanços na produção docente de materiais acessíveis em escolas do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Dettmar, Rafaela Gomes
Advisor: Borges, Mariane Brito Azevedo
Abstract: Com base nos princípios legais que asseguram a educação inclusiva como direito de todos e dever da escola e profissionais da educação, esta pesquisa qualitativa tem como objetivo compreender o presente cenário de maior ou menor acessibilidade do currículo de Desenho Geométrico para estudantes com deficiência visual (D.V.) em escolas cariocas do ciclo básico. Parte-se, a princípio, da revisão de legislação, das entrevistas semiestruturadas e da verificação de materiais fornecidos por professores contactados para analisar comparativamente diferentes variáveis envolvidas na produção docente de materiais didáticos acessíveis e sua recepção por seus discentes não videntes e tutores. Nas considerações finais são cruzadas as três fontes de dados levantados a fim de explicitar alguns motivos por trás tanto de obstáculos quanto de avanços realizados na acessibilização do ensino de Desenho. Essa verificação embasa a sugestão de prosseguimento para trabalho futuro na forma de confecção de material acessível a fim de contribuir com aspectos ainda não, ou pouco, explorados.
Abstract: Based on the legal principles that guarantee an inclusive education as everyone's individual right and responsibility of the schools and education professionals, this qualitative study seeks to understand how accessible has been the Geometric Design's curriculum for students with visual impairments who are enrolled in elementary schools located in Rio de Janeiro. In that sense, a revision of legislation, semi-structured interviews and materials provided by contacted teachers are used to analyze the multiple variables envolved during the teacher's production of accessible materials and its reception by their students and tutors. As final considerations, the data collected by these three sources are cross-compared in order to explain some of the reasons behind the obstacles and the advances that have been made towards the accessibility of the Design learning. The production of an accessible material as a suggestion for future works and the contribution to aspects that haven't been yet fully explored is based on the investigation mentioned above.
Keywords: Desenho geométrico
Desenho projetivo
Ensino inclusivo
Educação escolar básica
Deficiência visual
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Apr-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DETTMAR, Rafaela Gomes. O ensino do desenho e suas não visualidades: desafios e avanços na produção docente de materiais acessíveis em escolas do Rio de Janeiro. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Técnicas de Representação Gráfica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RGDettmar.pdf11.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.