Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17797
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância |
Other Titles: | Analysis of data collected from a distance education platform |
Author(s)/Inventor(s): | Miranda Neto, Bruno Rafaeli de |
Advisor: | Leão, Rosa Maria Meri |
Co-advisor: | Bruno, Gaspare Giuliano Elias |
Abstract: | O serviço de educação a distância vem se tornando uma importante alternativa para estudantes que buscam se profissionalizar. O aumento da procura por esse tipo de serviço traz a necessidade de se estudar a efetividade do aprendizado a distância e o engajamento dos alunos. O laboratório LAND tem participado de um projeto de educação a distância no estado do Rio de Janeiro. No âmbito desse projeto foi desenvolvido um sistema de videoaulas que atualmente está disponível como um serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), denominado Videoaula@RNP. O serviço Videoaula@RNP possui mais de 400 videoaulas e é acessado por mais de 40 mil alunos por mês. Neste trabalho, buscamos entender o comportamento dos estudantes ao assistirem videoaulas de forma a identificar padrões e características que indiquem como construir uma boa videoaula, i.e, uma aula que consiga prender a atenção dos alunos por mais tempo. Para isso, usamos um conjunto de logs, coletados durante cinco anos (2012 - 2017), com as ações realizadas pelos alunos (pausa, avanço, retrocesso, etc) durante uma videoaula. A primeira etapa do trabalho foi processar e organizar os dados dos logs em um banco de dados para facilitar a obtenção das métricas de interesse. Quatro métricas principais foram usadas para as análises: (1) SessionTime - duração da sessão do aluno. (2) PlayTime - tempo em ”play”, que é o tempo que o aluno executa o comando ”play”. (3) Videotime - tempo em ”play”sem repetição. (4) Fração do número de visualizações por fração do tempo de vídeo. Em uma segunda etapa, analisamos as métricas considerando vários cenários. A partir dos resultados encontrados, propomos uma reflexão acerca da metodologia de ensino utilizada nas videoaulas. |
Keywords: | educação a distância videoaulas |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Production unit: | Escola Politécnica |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia de Computação e Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10023048.pdf | 3.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.