Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1786
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Fan fiction e autoria na contemporaneidade
Author(s)/Inventor(s): Brandão, Aline Borges Castanheira
Advisor: Freire Filho, João
Abstract: Analisa as relações de autoria na produção das fan fictions, narrativas ficcionais derivadas de produtos culturais (livros, filmes, seriados) e escritas por fãs destes produtos. Essas narrativas, freqüentemente consideradas formas de apropriação e de resistência à produção cultural de massa, encontram terreno fértil na rede mundial de computadores, devido às facilidades de publicação, divulgação e comentário. O objetivo é observar como a produção de fan fictions reflete a queda dos conceitos modernos de autoria, desafiando as leis de copyright e criando novas possíveis relações de poder em torno das narrativas de ficção. O estudo tem por base conceitos-chave de autoria e teoria da leitura, como vistos por Barthes, Foucault, Eco e Bakhtin; ao fim do trabalho, é feito um estudo de caso do fenômeno das fan fictions entre os fãs da série de livros Harry Potter, considerando as particularidades desse produto cultural e o relacionamento entre os fãs e a autora do texto-fonte, J.K. Rowling.
Keywords: Fan fiction
Autoria
Web 2.0
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Jul-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BRANDÃO, Aline Borges Castanheira. Fan fiction e autoria na contemporaneidade. 2008. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABrandão.pdf567.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.