Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17957
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Modelagem e controle de sistemas públicos de compartilhamento de bicicletas utilizando modelos em redes de Petri |
Other Titles: | Modeling and controlling of public bicycle sharing systems using petri net models |
Author(s)/Inventor(s): | Freitas, Braian Igreja de |
Advisor: | Basilio, João Carlos dos Santos |
Abstract: | Uma das diferentes modalidades de compartilhamento de bicicletas possui como princípio permitir que um indivíduo possa retirar uma bicicleta de um lugar e devolvê-la a outro, possibilitando que ele trafegue de um ponto a outro. Desse princípio, originam-se os sistemas públicos de compartilhamento de bicicletas (SPCB), que consistem de estações de bicicletas espalhadas geogra camente em regiões onde os sistemas operam. Nessas estações, os usuários podem adicionar ou remover bicicletas alugadas para se locomoverem entre elas. Essa liberdade dos usuários, porém, pode comprometer a e ciência do sistema, pois dependendo do uso das estações, elas podem car sem bicicletas ou lotadas, impedindo, respectivamente, as retiradas e devoluções de bicicletas nas estações com problemas. Uma maneira de solucionar esse problema é implementar estratégias de balanceamento, através de um veículo, para realizar trocas de bicicletas entre as estações, estabilizando-as. Tal estratégia, porém, deve ser planejada atendendo às necessidades atuais e futuras do sistema. Para avaliar a e ciência de diferentes estratégias em um mesmo simulador, neste trabalho, é proposto o modelo de um SPCB genérico em um novo tipo de rede de Petri, a rede de Petri generalizada com controle externo, que permite a atuação de um agente externo nas ações da rede, controlando as estratégias do veículo. Através das equações dinâmicas apresentadas, o modelo possibilita a generalização dos sistemas, permitindo a modelagem de sistemas com diferentes características, como, por exemplo, a quantidade das estações. Para validar o modelo, é feita a implementação e avaliação do projeto Integra UFRJ com a combinação de três tipos diferentes de estratégias de balanceamento formuladas neste trabalho. |
Keywords: | Redes de Petri Estratégia de balanceamento Bicicleta |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Production unit: | Escola Politécnica |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia de Controle e Automação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10027115-min.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.