Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1799
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância do setor de construção civil para o desenvolvimento da economia brasileira e as alternativas complementares para o Funding do crédito imobiliário no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, Gabriel de Castro
Orientador: Melo, Luiz Martins de
Resumo: Apresentar as alternativas complementares para o funding do crédito imobiliário no Brasil. Atualmente, o funding é composto pelos recursos provenientes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A projeção de especialista do setor é que os recursos da poupança e do FGTS não consigam atender a demanda por crédito imobiliário no país, já em 2013. Mais especificamente, serão apresentadas as alternativas que estão em debate pelos agentes econômicos, sendo elas: a securitização de recebíveis e os coverdbonds. A partir dessa ideia, o objetivo específico do trabalho é mostrar a importância da ativação do setor de construção civil para o desenvolvimento da economia brasileira, onde, atualmente, se destaca a atividade de incorporação e construção, responsável pela crescente demanda por crédito imobiliário. Com base no arcabouço institucional e econômico que regulamentou a criação do Sistema Financeiro Habitacional, e consequentemente, a formação do fundo de financiamento de longo prazo do setor imobiliário, em 1964, o estudo verifica a alteração da estrutura econômica do país e a necessidade de modernização dos agentes econômicos para atender uma demanda habitacional reprimida por décadas.
Palavras-chave: Sistema brasileiro de poupança e empréstimo
Sistema financeiro habitacional
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
Crédito imobiliário
Economia brasileira
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1799
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCCunha.pdf787,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.